


No dia 5 de novembro aconteceu uma mesa de debates referente ao Ato em defesa do ensino presencial na saúde, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), coordenado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).
Trata-se de uma continuidade de ações frente aos impactos ocasionados pelo Decreto nº 12.456 de 2025, referente ao Marco Regulatório do EAD.
Na ocasião estiveram presentes representantes de associações/ entidades/ organizações de 14 profissões da saúde, incluindo, fisioterapia, biologia, farmácia, enfermagem, medicina veterinária, educação física, nutrição, terapia ocupacional, dentre outros.
A mesa foi mediada pelo Deputado Fausto Pinato (PP) que apresentou um Projeto de Lei sobre a presencialidade na formação de profissionais da saúde, e passou a palavra para que os representantes se manifestassem.
Na ocasião, a profa. Dra. Sarah Lins (UnB) representou o IV Fórum de Lideranças da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, e, também, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO), e apresentou uma fala em defesa da presencialidade na formação de terapeutas ocupacionais no Brasil, reforçando o apoio e a articulação conjunta das demais representações da Terapia Ocupacional frente ao tema (COFFITO, ABRATO, ABIS, CNS, FENTAS, FCFAS, FIO, Abenfisio, dentre outros).