[vc_row][vc_column][vc_column_text]Atualmente no Brasil, considerando uma atualização realizada em 26 de junho de 2020 pela RENETO, existem 34 cursos de Graduação em Terapia Ocupacional em funcionamento. Isso compreende dizer, cursos que possuem turmas em andamento e processos seletivos abertos. Todos os cursos são ofertados na modalidade presencial, com média de 4 anos d eintegralização, cumprindo as exigências mínimas de 3.200 horas.
A maioria dos cursos está concentrada na região sudeste, com um total de 14 cursos, sendo mais da metade, 9 cursos, só no estado de São Paulo. Porém, observa -se que das capitais brasileiras Belém/PA é a que possui o maior número, com um total de 4 cursos. Já a região centro-oeste é a que possui o menor número, apenas 2 cursos, um no Distrito Federal e outro em Goiânia.
Entre os tipos de Instituições de Ensino Superior (IES), com base na busca e atualização da RENETO, 13 cursos são ofertados por IES privadas e 21 em IES públicas. Dentre as públicas , a maioria, 15 cursos, é em Instituições Federais. Sobre isso, é importante destacar, que a partir dos anos 2000, observa-se um acentuado crescimento dos números de vagas de Terapia Ocupacional em cursos já instituídos e em novos cursos.
O Programa REUNI, do governo federal na gestão de Luís Inácio Lula da Silva, sem sombra de dúvidas oportunizou a expansão da formação em Terapia Ocupacional para estados que antes não tinham a formação ou que tiveram cursos fechados. Verifica-se, então, a ampliação do número na oferta de vagas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), decorrentes da ampliação e democratização do ensino superior pelo programa REUNI.
Na busca por detalhamento das informações sobre os cursos de Terapia Ocupacional em funcionamento no Brasil, o portal do e-MEC (Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação), indica o registro de 92 cursos de graduação em Terapia Ocupacional, sendo 87 presenciais e 5 à distância.
No entanto, estas informações não podem ser consideradas oficiais, ou concordantes com o panorama real dos cursos em funcionamento, pois há um descompasso entre as informações do portal e-MEC com os processos de abertura e fechamento de cursos nas IES.
Assim, verifica-se que dos 92 cursos registrados no e-MEC, 64 cursos possuem estatus de “em atividade”. No entanto, verifica-se que destes, 12 cursos não foram iniciados. A exemplo da Instituição de Ensino Universidade Salgado Filho –UNIVERSO, que sozinha possui 8 cursos de Terapia Ocupacional “em atividade”, distribuídos em cinco estados. Porém, não há qualquer informação sobre a abertura de turmas no site da instituição. Ainda, verifica-se que 3 cursos de graduação em Terapia Ocupacional foram extintos e 21 estão em processo de extinção.
Com base nestas informações, entende-se que desde a criação do primeiro curso de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade de São Paulo (USP) em 1958, haveria, em hipótese, o crescimento de 1,48 cursos de graduação em Terapia Ocupacional por ano. O que seria, matematicamente, ter atualmente 62 cursos de graduação. No entanto, como ainda não há estudos que demonstrem o comportamento e os fatores associados à abertura e fechamento de cursos de graduação em Terapia Ocupacional, assim como a fragilidade das informações (desatualizadas) do e-MEC, considera-se que há um cenário de sub-informações, em especial pelo desencontro com os sites oficiais das IES.
Contudo, não se pode negar os significativos avanços na oferta do ensino graduado em Terapia Ocupacional, sobretudo após o marco do programa REUNI. Junto a isso, muitos desafios estão colocados. Alguns deles dizem respeito a necessidade de abertura de mais cursos, em especial atenção nos estados do Brasil que não possuem cursos de formação e/ou que nunca os tiveram. Assim como, considerar a interiorização regional destes cursos, uma vez que estão majoritariamente concentrados nas capitais.
Ainda cabe mencionar, que a baixa quantidade de cursos de graduação em Terapia Ocupacional no Brasil rebate diretamente na desproporção na relação profissional por habitantes. Assim, se considerarmos 20 mil terapeutas ocupacionais que existem no Brasil (dado não oficial) para 209,5 milhões de habitantes (IBGE, 2010), isso compreende dizer 1 terapeuta ocupacional para cada 10,4 mil habitantes.
Neste sentido, de acordo com os dados apresentados, a formação graduada em Terapia Ocupacional precisa ser compreendida como uma unidade básica para a construção, expansão e desenvolvimento técnico- científico da área. Logo, o curso de graduação é uma instituição política da área de Terapia Ocupacional e deve estar em consonância com os interesses de seu corpo social e as demandas complexas da sociedade. Por isso, é necessário que as informações sobre os cursos de graduação em Terapia Ocupacional sejam alvo de organização, análise e indicadores para tomadas de decisões a respeito dos interesses da categoria como a sua valorização social e cobertura as demandas populacionais via políticas públicas, principalmente. Contudo, os dados colaboram para fomentar análises mais amplas e complexas da graduação em Terapia Ocupacional como uma demanda-chave para garantir serviços em Terapia Ocupacional enquanto um direito social e ampliação da produção de conheicmento.
Abaixo, organizamos uma listagem dos cursos de Terapia Ocupacional, em funcionamento, nas cinco regiões do Brasil. Basta clicar no nome da instituição e acessar a página direta do curso para obter mais informações.[/vc_column_text][vc_column_text]Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação[/vc_column_text][vc_separator][vc_row_inner equal_height=”yes” el_class=”cities-list”][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]
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