[vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”Inscrição Evento” color=”turquoise” css=”.vc_custom_1600274735041{padding-bottom: 24px !important;}”][contact-form-7 id=”4012″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1600274483201{margin-top: 40px !important;}”][vc_column][vc_text_separator title=”Eixos Temáticos” color=”turquoise”][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1600274397757{margin-top: 40px !important;}”][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]
Descrição do ET: Este eixo de trabalho tem como objetivo abordar questões relacionadas à formação graduada em Terapia Ocupacional diante dos desafios impostos pelo ensino remoto, em decorrência do isolamento social durante o período de pandemia. Para isso, serão aceitos resumos relacionados às linhas de trabalho descritas abaixo: Linhas de trabalho para submissão: Metodologias de ensino e avaliação, estruturação de projetos político-pedagógicos e outras questões específicas da formação graduada, em tempos de pandemia por COVID 19. Estratégias inovadoras de ensino – possibilidades e perspectivas dentro do panorama da pandemia por COVID 19.
Desafios e perspectivas na inclusão digital e acesso ao ensino pela comunidade acadêmica da Terapia Ocupacional. Articulação entre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação profissional e aspectos éticos que envolvem a ação junto ao público destinatário nas práticas profissionalizantes em Terapia Ocupacional mediadas por tecnologias e mídias digitais em tempos de pandemia. Parcerias interinstitucionais – nacionais e internacionais – para a criação de estratégias inovadores de ensino durante a pandemia.
Descrição do GT: Este eixo de trabalho tem como objetivo abordar ações de extensão universitária em e a partir da Terapia Ocupacional, particularmente relacionadas ao enfrentamento das questões decorrentes da pandemia. Abrange as estratégias de acompanhamento remoto e/ou híbrido das atividades de extensão, bem como seu financiamento, diante de cortes de verbas e recessão econômica. Para isso, serão aceitos resumos relacionados às linhas de trabalho descritas abaixo: Linhas de trabalho para submissão: Ações de extensão relacionadas ao enfrentamento das questões decorrentes da pandemia e da atual realidade social, política e econômica: experiências, possibilidades e desafios.
Estratégias diferenciadas/inovadoras para o desenvolvimento de atividades extensionistas durante a pandemia, considerando as demandas de distanciamento social, e consequentemente dos acompanhamentos remotos e/ou híbridos (presencial e a distância). A extensão universitária como caminho para potencializar a formação durante a pandemia e como possibilidade para manter/estreitar diálogos e vínculos com a sociedade.
O desenvolvimento de atividades de extensão diante da restrição orçamentária no período de pandemia: impactos e estratégias. Os debates e encaminhamentos voltados à curricularização da extensão diante da Covid-19. Parcerias interinstitucionais – nacionais e internacionais – para o desenvolvimento de ações extensionistas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]
Descrição do GT: Este eixo de trabalho tem como objetivo abordar questões, experiências e projetos relacionados aos processos administrativos da carreira docente e das instâncias acadêmicas de Terapia Ocupacional, como o trabalho de gestão das coordenações de curso e/ou dos departamentos e/ou das faculdades durante o período de pandemia, isolamento social e trabalho remoto. Para isso, serão aceitos resumos relacionados às linhas de trabalho descritas abaixo: Linhas de trabalho para submissão: Condução dos processos administrativos de carreira docente durante o isolamento social. Estratégias utilizadas para conduzir processos, como tecnologias, reuniões, estratégias híbridas (presenciais e virtuais), entre outros. Estratégias e processos de progressão funcional durante o isolamento social. Impactos e mudanças nos projetos de carreira, como por exemplo tipos de qualificação, mobilidade acadêmica, formação continuada e pós-graduada impactadas pela pandemia da COVID-19 e isolamento social. Estratégias de organização do cotidiano docente, como por exemplo otimização do uso do tempo, tecnologias de informação e comunicação, entre outros. Gestão do corpo docente e técnico no trabalho remoto.
Estratégias para organização e cumprimento do trabalho versus carga horária, considerando variáveis impostas pelo isolamento social como, família, filhos, atividades domésticas, adoecimento, saúde mental, casos de infecção pelo coronavírus, etc. Estratégias de cuidado ao corpo docente.
Como a gestão pode criar, implementar e apoiar estratégias de cuidado à saúde e o bem-estar do corpo docente no período de pandemia, isolamento social e intensificação do uso de ambientes virtuais? Estratégias globais e internacionais sobre processos de gestão acadêmica e da docência em Terapia Ocupacional, como por exemplo parcerias e convênios, processos compartilhados, fomento de bolsas e fundos para docente durante a pandemia, assim como os impactos da pandemia e isolamento social nas relações internacionais nos programas de intercâmbio, mobilidade acadêmica, tecnologias interinstitucionais, entre outros.
Suporte e relações políticas da gestão com entidades de classe, órgãos de fiscalização e sindicatos da área de Terapia Ocupacional e/ou Docente. Estratégias utilizadas a partir de orientações, acompanhamento e suporte destas instâncias. Questões e pontos de vista, assim como estratégias implementadas para o enfrentamento, específicas e/ou com áreas afins, sobre as implicações dos cortes de verba devido a recessão econômica na gestão do ensino superior.
Com o enfrentamento dado pela pandemia de Covid-19, diversas ações foram elaboradas de forma emergencial, no intuito de respaldar as necessidades sociais impostas pelo contexto da pandemia. Esse eixo temático tem por objetivo discutir as ações efetuadas nas universidades tais como atividades artístico-culturais, sindicais, políticas, assim como trabalhos efetuados em residências multiprofissionais, programas de pós-graduação e demais atividades não contempladas pelos outros eixos temáticos. Para isso, serão aceitos resumos relacionados às linhas de trabalho descritas abaixo:
Estratégias de ensino em serviços no âmbito das residências multiprofissionais em saúde e outras áreas. Ações estéticas, artísticas e culturais em modalidade remota e virtual. Organização política e estratégias de entidades de classe sobre o impacto no ensino em Terapia Ocupacional durante a pandemia. Estratégias e desafios de programas de pós-graduação em ações articuladas com o ensino graduado de Terapia Ocupacional durante a pandemia. Interfaces e envolvimento de cursos e docentes de Terapia Ocupacional junto a movimentos sociais e outras organizações sociais para o enfrentamento da Covid-19.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]