ET 1 – Ensino de Graduação
Descrição do ET: Este eixo de trabalho tem como objetivo abordar questões relacionadas à formação graduada em Terapia Ocupacional diante dos desafios impostos pelo ensino remoto, em decorrência do isolamento social durante o período de pandemia. Para isso, serão aceitos resumos relacionados às linhas de trabalho descritas abaixo: Linhas de trabalho para submissão: Metodologias de ensino e avaliação, estruturação de projetos político-pedagógicos e outras questões específicas da formação graduada, em tempos de pandemia por COVID 19. Estratégias inovadoras de ensino – possibilidades e perspectivas dentro do panorama da pandemia por COVID 19.
Desafios e perspectivas na inclusão digital e acesso ao ensino pela comunidade acadêmica da Terapia Ocupacional. Articulação entre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação profissional e aspectos éticos que envolvem a ação junto ao público destinatário nas práticas profissionalizantes em Terapia Ocupacional mediadas por tecnologias e mídias digitais em tempos de pandemia. Parcerias interinstitucionais – nacionais e internacionais – para a criação de estratégias inovadores de ensino durante a pandemia.
ET 2 – Extensão Universitária
Descrição do GT: Este eixo de trabalho tem como objetivo abordar ações de extensão universitária em e a partir da Terapia Ocupacional, particularmente relacionadas ao enfrentamento das questões decorrentes da pandemia. Abrange as estratégias de acompanhamento remoto e/ou híbrido das atividades de extensão, bem como seu financiamento, diante de cortes de verbas e recessão econômica. Para isso, serão aceitos resumos relacionados às linhas de trabalho descritas abaixo: Linhas de trabalho para submissão: Ações de extensão relacionadas ao enfrentamento das questões decorrentes da pandemia e da atual realidade social, política e econômica: experiências, possibilidades e desafios.
Estratégias diferenciadas/inovadoras para o desenvolvimento de atividades extensionistas durante a pandemia, considerando as demandas de distanciamento social, e consequentemente dos acompanhamentos remotos e/ou híbridos (presencial e a distância). A extensão universitária como caminho para potencializar a formação durante a pandemia e como possibilidade para manter/estreitar diálogos e vínculos com a sociedade.
O desenvolvimento de atividades de extensão diante da restrição orçamentária no período de pandemia: impactos e estratégias. Os debates e encaminhamentos voltados à curricularização da extensão diante da Covid-19. Parcerias interinstitucionais – nacionais e internacionais – para o desenvolvimento de ações extensionistas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.