[vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Existem 6 revistas em Terapia Ocupacional no Brasil disponíveis online para consulta. Destas, apenas 3 são periódicos científicos indexados e ativos em plataformas online de publicação, 1 está atrelado a um grupo de estudo da área e 2 foram interrompidos, logo, não são mais editados.
Dos periódicos ativos, temos a Revista de Terapia Ocupacional da USP, que é considerada a primeira revista científica da área. Teve a sua primeira publicação em março de 1990 e é editorada por um grupo de docentes e técnicos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo.
O Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional também surgiu logo na sequência, em maio de 1990. É também um dos mais antigos e importantes da área. Até o número 1, volume 25, de 2017, chamava-se “Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar”. Atualmente, o “Cadernos” é o único periódico em Terapia Ocupacional do Brasil, assim como da América Latina, indexado na SciELO, Scopus e no emerging da Web of Science.
A Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional (REVISBRATO) foi criada em maio de 2013, com a sua primeira publicação em outubro de 2016. É a revista científica mais recente da área. A gerencia de editoração é composta pelos departamentos de Terapia Ocupacional de cinco importantes universidades federais, oriundos do programa de reestruturação e democratização do ensino superior REUNI, sendo: UFRJ, UFSM, UFPB, UnB e UFPA. A hospedagem da REVISBRATO fica localizada na plataforma SEER/OJS da UFRJ.
A Revista do Grupo de Estudos Profundos em Terapia Ocupacional (GES.TO) teve o seu início em 1989 intitulado como “Cadernos de Terapia Ocupacional”, sendo o seu editor chefe o prof. Rui Chamone Jorge. Trata-se da primeira revista em Terapia Ocupacional com escopo especializado no método e processos da psicoterapia ocupacional (Modelo/Método) criado pelo prof. Rui Chamone na década de 1970. A revista do GES.TO não está incluída no rol de revistas científicas em Terapia Ocupacional, como as três revistas citadas anteriormente. Pois, constitui-se como um meio de divulgação e difusão do conhecimento de um Grupo de Estudos, não atendendo aos critérios de funcionamento e indexação dos periódicos científicos. Isso não implica negativamente no compromisso científico que o GES.TO vem desenvolvendo durante anos com a Terapia Ocupacional. Ao contrário, é significativo o reconhecimento de suas contribuições à área.
Já a Revista do Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional (CETO), teve a sua primeira publicação em 1996 e foi interrompida em 2013. A revista do CETO foi, e continua sendo, um importante meio de divulgação e difusão da produção de conhecimento da área, sobretudo, por se tratar também de uma revista cientifica com escopo baseado no Método de Terapia Ocupacional Dinâmica (MTOD), criado pela terapeuta ocupacional, docente e pesquisadora Maria José Benetton (Jô Benetton), que também foi a editora chefe durante os anos de existência da revista. Assim como a revista do GES.TO, a grande importância destas revistas compreende o aprofundamento de métodos em Terapia Ocupacional.
A Revista Baiana de Terapia Ocupacional foi publicada pela primeira vez em 2004, com a sua descontinuidade em 2013. A revista era vinculada ao curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador. Com o fechamento do curso de graduação, o mesmo se deu com a revista. O período de publicação da revista foi descontinuado e com poucas publicações, mas que até hoje são referenciados e lembrados com significativa importância na área.
Compreende-se que os periódicos científicos são importantes mecanismos para verificar o desenvolvimento de uma área. O artigo é o documento que valida e reconhece as contribuições originais da produção do conhecimento, que podem ser afirmados ou rechaçados pelos pares. Por isso, é um mecanismo que deve ser levado com seriedade e profundo compromisso dos agentes de sua área (terapeutas ocupacionais, docentes-pesquisadores e estudantes).
O artigo, que é o principal produto de difusão de um periódico, também serve à comunicação entre os pares da Terapia Ocupacional. Por tanto, os artigos devem refletir as tendências da área, os tensionamentos e as projeções das bases científicas da Terapia Ocupacional, como as filosofias, modelos, métodos, abordagens e correlações interdisciplinares e políticas. Os artigos devem servir para fundamentar as tomadas de decisões na prática de cuidado em Terapia Ocupacional, decisões políticas e as suas mudanças culturais.
O artigo também é objeto da comunicação entre terapeutas ocupacionais e demais sujeitos. Logo, precisa atender aos interesses de sua categoria, bem como da sociedade em geral. Por isso, é importante considerar que aquilo que se expressa enquanto dado técnico-cientifico em um artigo deve alcançar os sujeitos que cuidamos, as instituições, a gestão e as políticas públicas.
Já em algumas décadas, a Terapia Ocupacional do Brasil compreendeu a importância de se avançar com a profissionalização e a qualidade de seus periódicos. Assim, observamos o destaque que eles possuem tanto nacional, como internacionalmente.
É importante que este meio de divulgação e produção do conhecimento seja afirmado pela categoria constantemente, e que nossos esforços estejam direcionados em apoiar o desenvolvimento dos periódicos de Terapia Ocupacional do Brasil. Isso é feito com a submissão de trabalhos oriundos de pesquisas, relatos da experiência, trabalhos de opinião, entre outros. Assim como, a citação de nossos periódicos entre si, bem como de outras áreas. Isso colabora com o aumento do impacto dos periódicos nas ciências.
Em tempos de cibercultura, em que as tecnologias de informação e as redes sociais virtuais são cada vez mais presentes em nosso cotidiano, é importante usá-las para divulgar a produção cientifica dos periódicos. Por isso, ao ler e usar um artigo em sua prática, divulgue-o em suas redes sociais, marque os autores e a revista. Assim, você está colaborando com a difusão do conhecimento da Terapia Ocupacional.
Abaixo, listamos todos os periódicos em Terapia Ocupacional descritos acima. Basta clicar na imagem e navegar pelos sites.
[/vc_column_text][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3781″ img_size=”medium” add_caption=”yes” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” css_animation=”none” title=”Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo” link=”http://www.revistas.usp.br/rto/index” el_class=”publicacoes-logos”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3779″ img_size=”medium” add_caption=”yes” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” css_animation=”none” title=”Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional” link=”http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/index” el_class=”publicacoes-logos”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3782″ img_size=”medium” add_caption=”yes” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” css_animation=”none” title=”Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional – REVISBRATO” link=”https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto” el_class=”publicacoes-logos”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”24px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3783″ img_size=”medium” add_caption=”yes” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” css_animation=”none” title=”Cadernos de Estudos Profundos em Terapia Ocupacional – Ges.TO” link=”http://www.grupogesto.com.br/publicacoes/” el_class=”publicacoes-logos”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3787″ img_size=”medium” add_caption=”yes” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” css_animation=”none” title=”Revista do Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional – CETO (extinta)” link=”http://www.ceto.pro.br/atividades/index.php/revista” el_class=”publicacoes-logos”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”3789″ img_size=”medium” add_caption=”yes” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” css_animation=”none” title=”Revista Bahiana de Terapia Ocupacional (extinta)” link=”https://www5.bahiana.edu.br/index.php/terapiaocupacional/index” el_class=”publicacoes-logos”][/vc_column][/vc_row]